terça-feira, 20 de maio de 2008

Internet impulsiona ensino à distância com cursos on-line

Uma revolução on-line está mudando a formatação do ensino no país. Os cursos à distância ocupam cada vez mais espaço. Dados da Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância) mostram que, em 2004, 309 mil pessoas foram educadas pelo sistema e-Learning em cursos credenciados (que dão diplomas ou certificados válidos para o sistema de ensino nacional) ? 107% a mais que em 2003. A soma desse contigente com o dos participantes de cursos não-credenciados oficialmente resulta em mais de um milhão de pessoas que estudaram à distância no ano passado.

Esses dados demonstram que o ensino à distância veio para ficar. Já é realidade, e a tendência é que continue crescendo de forma explosiva, avalia Marcos Telles, coordenador de projetos da Abed, que destaca a crescente confiança nesse sistema. Já existe clara percepção de que a qualidade do ensino à distância é tão boa ou, em certos casos, até melhor do que a dos cursos presenciais.

Atualmente, há 166 instituições credenciadas oficialmente para ministrar cursos à distância. Estima-se que 63% das escolas utilizam conteúdo on-line como método de ensino não-presencial, e os recursos de apoio mais oferecidos nesses casos são o e-mail (usado por 89% das instituições), o telefone (84%), o professor presencial (77%) e o professor on-line (67%).

Além da comodidade de assistir a aulas sem freqüentar as salas, outro benefício é ausência de despesas extras. Não há gastos com transporte, por exemplo, explica Pérsio DeLuca, gerente de vendas da Englishtown, escola on-line de inglês que conta com 15 mil alunos matriculados.

Segundo DeLuca, o aluno matriculado no curso de idiomas recebe todo o suporte necessário para exercitar as três habilidades da linguagem (escrita, conversação e leitura). Oferecemos exercícios interativos e suporte ao vivo com professores nativos, além da possibilidade de se freqüentar aulas com estudantes de todas as partes do mundo através das aulas virtuais, o que seria praticamente impossível no ensino convencional. Ao fim do curso, em 12 módulos, o aluno recebe certificado de validade internacional.

O Sebrae investiu na modalidade e-Learning em 2001 e, de lá para cá, já atendeu a mais de 350 mil alunos. Mantém quatro cursos livres sobre empreendedorismo, disponíveis para interessados com qualquer nível de instrução, que pretendem atrair mais 200 mil participantes neste ano: Aprender a empreender; Iniciando um grande negócio; Como vender mais e melhor: as melhores ferramentas para aumentar suas vendas; e Análise e planejamento financeiro. Todos os cursos são gratuitos e têm duração que varia entre 30 e 60 dias, exigindo dedicação de cerca de meia hora diária dos alunos.

Multidisciplinar ? O Senac oferece cursos à distância via internet há cinco anos, e atraiu 4,6 mil alunos em 2004. A perspectiva é aumentar 40% o número de alunos em 2005, diz Teresa Jordão, coordenadora do núcleo de ensino à distância. Os cursos ? 20 no portfólio ? são multidisciplinares, e abrangem sete áreas de conhecimento: administração e negócios (como Gestão Financeira, curso livre), Design e Decoração (como Mobiliário: estilo Luís XVI, curso livre), Educação (como Certificação em Educação Virtual, de extensão universitária), Fotografia (como Fotografia Digital, curso livre), Idiomas (como Comunicación Escrita para Negócios, curso livre), Meio Ambiente (como Primeiros Passos em Direito Ambiental, curso livre) e Saúde (como Gestão de Serviços de Saúde, curso de extensão universitária).

A Metodista mantém cursos de extensão, pós-graduação, capacitação de docentes, ministrados à distância ou em regime semi-presencial. E muitas das disciplinas dos cursos convencionais já obedecem ao formato semi-presencial: a matéria é estudada em sala de aula, mas a repercussão dos temas é on-line, nos fóruns de discussão.

Aluno do sexto semestre de Administração em Comércio Exterior, João de Oliveira elogia a nova ferramenta. No fórum somos obrigados a refletir antes de expressar a nossa opinião para deixá-la bem fundamentada, pois o que escrevermos ficará registrado. Isso faz com que todos analisem melhor os temas e a discussão seja mais rica.

Todas as disciplinas de graduação do Departamento de Física da FEI (Fundação Educacional Inaciana) contam com suporte on-line. São disponibilizados materiais de estudos e fóruns de discussão, conta Vagner Barbeta, chefe do departamento. Segundo ele, o número de professores e alunos que cobram a implantação na grade curricular é crescente. As ferramentas de ensino à distância beneficiam alunos e professores, já que muitos dos problemas do curso são decorrentes da falta de informação.

A implantação de disciplina inteiramente semi-presencial está sendo avaliada mediante projeto piloto em andamento no curso de Física Moderna. A adesão aos cursos não-presenciais depende de avaliação sobre a resposta da turma-piloto à nova metodologia.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/internet_impulsiona_ensino_a_distancia_com_cursos_online/4901/

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