sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sectma abre inscrições para cursos profissionais

Do JC OnLine

Os interessados em se candidatar a uma das 4.724 novas vagas para cursos profissionais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (26). Os cursos são abertos para a população de todas as regiões do Estado. As inscrições, realizadas no endereço eletrônico www.upenet.com.br, por meio do link Sectma, vão até o dia 8 de junho. Além do acréscimo de vagas em cursos já existentes, a Sectma está ofertando vagas em dez novos cursos, como Mecatrônica, Logística e Lavanderia Industrial.

Um total de 80% das vagas oferecidas deverá ser prioritariamente ocupado por alunos matriculados ou egressos da Rede Pública Estadual de Ensino. As demais 20% serão destinadas aos candidatos em geral. Poderão se inscrever candidatos que tenham o ensino médio completo ou que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 6 de julho e aulas terão início no dia 4 de agosto.

Estão sendo ofertadas 2.564 vagas em cursos presenciais em seis escolas técnicas e três centros tecnológicos espalhados por Pernambuco e 2.160 vagas em cursos na modalidade de ensino a distância. Os cursos serão para pelo menos 18 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente está investindo, no ano de 2008, R$ 19 milhões na abertura das novas vagas e cursos, compra de equipamentos e reforma de prédios.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 15, deverá ser paga nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal até o dia 9 de junho. Para confirmação da inscrição, o candidato deverá acessar o site entre os dias 18 e 20 de junho e imprimir o seu cartão informativo que conterá os locais e horários das provas. Os resultados serão anunciados no dia 21 de julho e as matrículas devem ser feitas no período de 23 a 25 de julho. Em até 30 dias, um novo edital será publicado contendo mais de 500 vagas para o curso de enfermagem na modalidade de ensino a distância.

DISTÂNCIA - Os alunos dos cursos de educação a distância irão utilizar recursos da tecnologia da comunicação, como internet, televisão, vídeo, CD-ROM, rádio, telefone, além de material impresso em seu aprendizado. Um curso poderá ser oferecido a um conjunto de municípios por um período até que a demanda daquela região seja atendida. Em seguida, ele poderá ser ofertado para outros municípios.

fonte: http://jc.uol.com.br/2008/05/22/not_169492.php

Nenhum comentário: