Com o tema “Construir a base, para educar melhor”, foi aberto ontem, 17, o Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento), no auditório do CEEFM Benedito Leite. A solenidade foi presidida pela gestora da região metropolitana de São Luís, Valda Rodrigues, representando o secretário de Estado da Educação (Seduc), Lourenço Vieira da Silva, e contou com a presença da coordenadora do programa, Delza Sampaio, e professores da rede estadual de ensino.
A versão 2008 do Pró-Letramento contará com 1.400 cursistas, 40 tutores e 20 coordenadores, representando 113 municípios que aderiram ao programa desde seu inicio em 2006. São parceiras do programa a Universidade de Brasília (Unb) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Após destacar o trabalho dos docentes como missionários, Valda Rodrigues salientou que o Governo do Estado está empenhado no trabalho de renovação e na construção de novos paradigmas para melhoria da qualidade de educação, movido pelo compromisso com a realização de ações e projetos voltados para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com o secretário Lourenço Vieira da Silva, o Pró-Letramento é um exemplo bem-sucedido de um “construir junto”, pois se constitui um programa idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da secretaria de Educação Básica (SEB) e da secretaria de Educação a Distância (SEED), em parceria com as universidades federais integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada, Estados e municípios que aderiram ao programa.
O Pró-Letramento oferece formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, objetivando elevar a qualidade de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, pela modalidade de educação a distância.
No Maranhão o programa é mais uma ação para elevar o rendimento escolar das crianças no ensino fundamental nas duas disciplinas. O curso terá carga horária de 120 horas, oferecendo suporte pedagógico aos professores de Matemática e de Língua Portuguesa nas séries iniciais. A professora Delza Sampaio, coordenadora geral do Pró-Letramento na Seduc, durante a abertura fez uma exposição do programa e as ações desenvolvidas no Maranhão.
Um dos momentos lúdicos de abertura do Pró-Letramento foi a apresentação da peça teatral “Receita de se obter uma boa mãe”, encenada por 20 alunos da Unidade Integrada Maria Aragão, localizada no conjunto Cidade Operária. O grupo, coordenado pelo professor Nilson Chagas, foi bastante aplaudido pelo público presente.
fonte: ww.jornalpequeno.com.br
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Seduc dá início à versão 2008 do Pró-Letramento
Marcadores:
cursos à distância,
cursos on line,
gestão de carreira,
marketing pessoal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário