Desde sua criação, em 2000, o Desafio Sebrae tem ajudado a abrir as portas do mercado para jovens universitários do Brasil inteiro. Jogo virtual que oferece ao participante a possibilidade de gerir virtualmente uma empresa, em seus diversos setores, o Desafio possibilita ao participante uma compreensão sobre os mecanismos do mercado. A experiência ainda pode servir como estímulo para que amanhã esse universitário torne-se um empreendedor e abra o seu negócio.
Com essas motivações, todos os anos milhares de jovens decidem participar da competição. Em 2007, mais de 80 mil universitários se inscreveram no jogo. É importante não perder a oportunidade. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas somente pela internet, no site do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br). Este ano, os participantes do Desafio Sebrae vão gerenciar uma empresa virtual do setor de calçados femininos.
Além de toda a experiência, os vencedores nacionais ganham uma viagem ao exterior para um centro de empreendedorismo. Os semifinalistas levam como prêmio notebooks. As viagens para as fases presenciais acontecem com todas as despesas pagas e as unidades estaduais do Sebrae também têm oferecido prêmios adicionais para as equipes melhores colocadas.
O paranaense Edson Satin, de 28 anos, é um dos jovens que, conforme suas próprias palavras, aprendeu muito com o Desafio. Em 2003, competiu pela equipe Kaisen e chegou à semifinal nacional do jogo. No ano seguinte, voltou a participar do Desafio Sebrae.
Formado em Administração e fazendo um MBA na área, há sete anos Edson tornou-se sócio-administrador da loja D’Satin Confecções, em Paranavaí (PR), cidade onde vive. “O Desafio contribuiu muito para minha formação profissional e também para minha vida acadêmica”, lembra.
Satin recorda-se, por exemplo, de questões estratégicas que assimilou no business game e que trouxe para a prática, como a formação de preços. “Às vezes, aqui na loja, baixamos o preço para ganharmos no volume das vendas, o que compensa bastante”, conta.
Edson lembra que quando jogou o Desafio já administrava a loja de confecções e pôde trocar conhecimentos entre o que vivenciava na empresa e no jogo. O jovem empresário, que já deu palestras para universitários para falar sobre o jogo, diz que sempre motiva outras pessoas a participarem. “Vale a pena jogar porque a gente cresce pessoalmente e profissionalmente, por causa do trabalho em grupo, pela possibilidade de atuar e tomar decisões em equipe”, elogia.
Tricolor Shopping
Aluno de Relações Internacionais, José Francisco Cavalieri jogou o Desafio Sebrae em 2004. Francisco se recorda que sua equipe não teve um desempenho muito bom na competição e que cometeu muitos erros. Mesmo assim, na visão dele, a participação resultou em saldo positivo.
José e seu pai recentemente compraram a Tricolor Shopping, uma loja que vende produtos do time do São Paulo, no bairro paulistano de Pinheiros. “O desafio te permite errar. Com os erros você aprende, para não cometê-los quando estiver à frente de uma empresa de verdade”, diz.
Segundo Cavalieri, no Desafio aprendeu a importância de se preocupar com a formação do preço no mercado. “É preciso realizar constantemente uma pesquisa de valores, para saber o preço que a concorrência pratica. Se não fizer isso, você fica para trás”, alerta.
Morador da cidade paranaense de Londrina, Leonardo Calissi, de 24 anos, espera alguns documentos, como o Certificado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para pôr a Calissi & Calissi no mercado. Trata-se de uma empresa de consultoria econômica que criou em parceria com a mãe, Elisabeth. Além disso, Leonardo trabalha na MCO Exportação e Importação.
O jovem executivo participou do Desafio Sebrae em 2003, 2006 e 2007 pela equipe Sem Reais. O melhor desempenho do grupo aconteceu no ano passado, quando os estudantes ficaram em terceiro lugar no Estado do Paraná.
Na opinião de Calissi, o mais importante do Desafio Sebrae é o estímulo pela busca do conhecimento. “Quando jogamos, buscamos apoio em livros, conversamos com professores, tudo para entender os diversos mecanismos de uma empresa, como o marketing, a produção, a administração e a divisão de tarefas e responsabilidades”, lembra entusiasmado.
Leonardo conta ainda que tiveram muita importância para ele os cursos de Educação a Distância do Sebrae que fez: 'Iniciando um Pequeno Grande Negócio' e 'Planejamento Financeiro'. Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9362
Site do Desafio Sebrae – http://www.desafio.sebrae.com.br
D’Satin Confecções - (44) 3423-8628
Tricolor Shopping – (11) 3063-7034
MCO Exportação e Importação/Calissi & Calissi. Contato: Leonardo Calissi – (43) 3028-914
Por Marcelo Araújo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Sebrae de Notícias - ASN
Fones: (61) 348-7200
(61) 348-7255
E-mail: asn@sebrae.com.br
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Inscrições para o Desafio Sebrae 2008 vão até o dia 30
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