sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cursos da Escola dos Servidores melhoram prestação jurisdicional

Várzea Grande, 28/04/2008 - 12:00.

Da Redação

Com apenas três semanas de instalação, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso já disponibilizou nove cursos de pós-graduação, num total de 240 vagas. São capacitações voltadas aos servidores efetivos que visam melhorar a prestação jurisdicional e beneficiar, assim, a própria sociedade.

"Iniciamos a Escola dos Servidores com chave de ouro. Os projetos desenvolvidos em todas as pós-graduações são relacionados às atividades do Poder Judiciário. Isso sem falar no ganho de conhecimento, tanto na área fim quanto na área de gestão pública", afirma a coordenadora da escola, Jane Selma Barbosa.

Os cursos em andamento são de Direito e Gestão Pública; Direito Constitucional; Direito Penal e Processual Penal; Direito Processual Civil; Administração Judiciária; Direito Tributário; Gestão Governamental; Direitos Difusos e Coletivos; e Direito Notarial e Registral.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Paulo Inácio Dias Lessa, a capacitação permanente é uma forma de valorização do servidor, que deve ser preparado de acordo com os novos perfis profissionais exigidos no setor público, melhorando assim, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

"Com o servidor melhor capacitado, conseguimos atingir duas das principais metas da instituição, que são elevar a qualidade da prestação jurisdicional e elevar o nível de satisfação da sociedade em relação à prestação jurisdicional. Para modernizar a instituição, é preciso investir maciçamente em capacitação", salientou. A meta da Escola dos Servidores para 2008 é propiciar 10 mil participações em cursos de diversas áreas, número que representa um acréscimo de, aproximadamente, 43% em relação a 2007.

A seleção dos servidores que participam atualmente dos cursos de pós-graduação obedeceu rigorosamente aos critérios dispostos no Provimento nº. 37/2007 do Conselho da Magistratura, que dispõe sobre a política de capacitação dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.

QUALIFICAÇÃO NAS COMARCAS - Segundo a coordenadora da escola, Jane Selma Barbosa, a prioridade para os próximos cursos será ofertar uma pós-graduação aos servidores das comarcas do interior do Estado utilizando a tecnologia do Ensino à Distância (EAD), com previsão de 100 vagas. Os procedimentos para que isso ocorra em breve já estão sendo providenciados. Inicialmente, serão disponibilizados dois cursos: Direito Processual Civil e Direito Penal e Processual Penal. A previsão é que as aulas tenham início em junho.

"Cada comarca vai receber um kit com fone de ouvido e webcam. O curso vai ser via internet, com aulas presenciais no início e no final. A vantagem é que o aluno vai escolher o horário mais apropriado para assistir às aulas, podendo acessar o sistema de casa, por exemplo", assinalou a coordenadora. Segundo ela, os alunos terão toda assistência necessária do tutor do curso e do professor.

SDCR - Além de ser prioridade da atual gestão, o incentivo à qualificação profissional ganhou impulso com o início da implantação do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) no âmbito do Poder Judiciário Estadual, já que o sistema condiciona a evolução na carreira e a progressão funcional às ações de capacitação. A escola tem a missão de viabilizar o crescimento humano e técnico dos servidores, mediante a promoção de cursos de pós-graduação, graduação, congressos, encontros, entre outros, presenciais e à distância, estimulando a formulação de novos projetos e elevando os indicadores de qualidade e produtividade.

fonte: www.odocumento.com.br

Nenhum comentário: