14/05/2008 - 10:36
fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=39677
É possível conferir todo o conteúdo do evento que reúne especialistas e professores para discutir formas de mobilizar as comunidades das instituições de Ensino Superior do Norte e Nordeste do País.
São Paulo — O portal Universia divulga a cobertura completa do Seminário de Empreendedorismo, Ciência e Inovação – Norte e Nordeste, no endereço: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=15865. Organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Universia Brasil, o evento tem o objetivo de discutir formas de mobilizar as comunidades das instituições de Ensino Superior do Norte e Nordeste do País, para a elaboração de projetos de empreendedorismo, ciência e inovação, envolvendo a interação com o meio empresarial. O seminário está sendo realizado hoje, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da universidade, no Recife (PE).
O seminário visa a incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento científico e da inovação no âmbito das universidades do Norte e Nordeste, estimulando professores e alunos a criar e implementar projetos, envolvendo a interação com o meio empresarial e informar às comunidades das instituições sobre as possibilidades, caminhos e benefícios das interações com empresas.
Na ocasião, haverá dois ciclos de palestras. Um dedicado à ciência e inovação, abordando oportunidades que a pesquisa gera para o empreendedorismo, além da apresentação de casos de sucesso. O segundo irá tratar sobre o empreendedorismo na universidade, venture capital e financiamentos para o empreendedor inovador.
A iniciativa é destinada a gestores, técnicos, docentes e discentes de graduação e pós-graduação das universidades do Norte e Nordeste, profissionais da Comunicação, interessados em realizar ações de inovação e empreendedorismo, mas também está aberta ao público em geral.
Perfil do Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.069 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.
O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.
O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.
Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de seis anos, a parceria com mais de 250 universidades, alcançou a marca de 2 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 900 mil usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).
As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.
Perfil do UFPE - A Universidade Federal de Pernambuco é uma das melhores universidades do Brasil, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2006, ano em que completou 60 anos de fundação, a UFPE deu início ao processo de interiorização de suas bem conceituadas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Campus Recife. As novas unidades da Universidade nos municípios de Caruaru, no Agreste do Estado, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, juntas, passaram a oferecer, naquele ano, oito cursos de graduação, todos tendo como foco as demandas sócio-econômicas das regiões. Com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFPE vai oferecer, até 2012, 18 novos cursos de graduação e criar 1.419 vagas.
Na graduação, entre os 15 cursos da UFPE avaliados na edição 2006 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação, dez tiveram conceito 4 e 5, numa demonstração do bom desempenho da Universidade, que obteve conceito geral 5. Os cursos de Administração, Teatro (Artes Cênicas) e Turismo obtiveram a nota máxima (5). Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Música e Psicologia receberam conceito 4, considerado também um desempenho acima da média.
A UFPE obteve média de 4,44 na avaliação trienal (2004-2006) dos cursos de pós-graduação do País, divulgada em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. Com este resultado, a UFPE fez Pernambuco subir da sétima para a sexta colocação no ranking nacional dos conceitos dos cursos de pós-graduação. A Universidade também se destaca no Norte e Nordeste por ser a única a possuir programa com conceito 7 (Física). Química e Ciências da Computação também se sobressaem com o conceito 6.
De acordo com o Censo 2004 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a UFPE é a 9ª universidade do País em ensino e pesquisa, em termos qualitativos e quantitativos dos grupos de pesquisa, totalizando 354 grupos de pesquisa na Universidade.
O Colégio de Aplicação (CAp) destaca-se, anualmente, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo MEC. Na prova de 2007, o CAp obteve 87,1 de média geral na Prova Objetiva, quando a média nacional nesse quesito ficou em 49,02. Na soma dos quesitos Prova Objetivo mais Redação, o Colégio alcançou 77,5 de pontuação, enquanto a média nacional ficou em 51,81. |www.ufpe.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário